A condução de um
veículo de duas rodas implica que um moto rider tenha um conhecimento profundo
acerca do funcionamento de uma moto e das suas peças constituintes. Conheça a
sua moto ao realizar a manutenção das suas peças principais: assim a condução
será o mais segura possível.
A importância de cuidar
da moto
Houve uma época em que
os motociclistas necessitavam de muitos conhecimentos técnicos de mecânica,
pois as suas motos davam muitos problemas que precisavam de ser corrigidos.
Atualmente, as motos modernas apresentam um design e uma qualidade
de produção extraordinários e isso faz com que elas sejam muito mais
confiáveis. No entanto, isso não significa que não deva conhecer o
funcionamento de uma moto e das suas peças constituintes. Antes pelo contrário.
Ao conhecer bem a sua moto, estará a garantir o bom funcionamento do veículo, a
sua segurança e estará a reduzir as possibilidades de sofrer um acidente ou uma fatalidade na estrada.
A manutenção de uma moto
Para conhecer bem uma
moto, é necessário saber se ela está apta ou não a ser conduzida. Como tal, um
moto rider deve saber fazer uma manutenção regular à sua moto e peças
constituintes, para que o seu veículo de duas rodas esteja sempre em ótimas
condições de utilização para a realização de uma viagem. Dos vários
componentes que constituem uma moto e que devem ser inspecionados com
periodicidade, destacam-se os seguintes:
Os pneus da moto
Antes de realizar uma
viagem, por muito pequena que ela seja, é necessário verificar em que estado se
encontram os pneus de uma moto e se estão em condições de serem
utilizados no asfalto. Muitas vezes, os pneus têm um prego, parafuso ou outra
peça de metal no seu revestimento exterior e, como tal, precisam de ser
imediatamente reparados e/ou substituídos. Caso não o faça, os pneus poderão
rebentar e os custos de substituição serão muito maiores.
Um moto rider deve ter
a experiência de condução necessária e o conhecimento suficiente para verificar
se um pneu está gasto e se precisa ou não de ser substituído. Um pneu traseiro
pode estar pronto a ser substituído antes de ter atingido a marca indicadora de
substituição se o motociclista tiver realizado muitas derrapagens e cavalinhos
com a sua moto. Por outro lado, os pneus dianteiros desgastam-se com uma maior
facilidade se forem usados em travagens bruscas, principalmente pelas motos
desportivas, dado que estas utilizam compostos mais macios nos pneus
dianteiros.
Também é de realçar que
a pressão dos pneus
de uma moto é um dos
aspetos mais importantes da sua manutenção. Nem todos os medidores de pressão
são exatos mas, todas as semanas, o motociclista deve verificar se os níveis da
pressão dos pneus estão iguais aos que são apresentados no manual do
fabricante.
As rodas da moto
Passar com as rodas em
cima de um buraco, subir um passeio ou os carris das passagens de nível pode
rachar ou partir as rodas de uma moto. Para que tal não aconteça, é necessário
inspecionar a moto com regularidade. Levante as rodas do chão e verifique se os
rolamentos estão bem selados e ajustados.
A suspensão da moto
Para que a moto esteja
sempre operacional, é preciso que um moto rider saiba como ajustar o sistema de
amortecimento de compressão. Ao fazê-lo, a suspensão estará sempre ajustada e
equilibrada, o que lhe permitirá controlar a sua moto e a forma de a conduzir.
O óleo e o refrigerante
da moto
Um dos aspetos mais
importantes para o funcionamento de uma moto está relacionado com o óleo e o
refrigerante que ela utiliza. Um motociclista deverá saber como está o nível do
óleo do motor da moto, a quantidade de refrigerante
que tem e se já foi efetuada alguma mudança de fluído. Por outro lado, também é
muito importante que todos os moto riders procurem o óleo mais adequado para a
sua moto, pois, ao fazê-lo estarão a garantir uma maior longevidade do motor.
As alavancas e os pedais
da sua moto
As motos têm ao alcance
das mãos e dos pés dos moto riders determinados manípulos que influenciam
radicalmente a forma de condução de um veículo de duas rodas. É o caso da
embraiagem, dos travões e do acelerador. Assim sendo, os motociclistas devem
verificar em que estado se encontram as alavancas e os pedais de uma moto para
obterem um melhor controlo sobre os seus cabos principais. Também é de destacar
que as alavancas e os pedais de uma moto podem ser posicionados ou ajustados
para um melhor desempenho e controlo do veículo na estrada.
O sistema de travagem de
uma moto
Os travões de uma moto
devem ser substituídos segundo a informação que consta no manual do fabricante.
É verdade que os travões de uma moto podem durar o dobro do tempo estimado, no
entanto, os motociclistas não devem arriscar e esperar tanto tempo. Para que o
sistema de travagem de uma moto esteja sempre em ótimas condições de
utilização, é necessário que um moto rider saiba verificar o estado das
pastilhas e do líquido de travagem. Uma das melhores alternativas para proteger
e poupar o sistema de travagem de uma moto passa pela adição de almofadas de
maior atrito. Assim, conseguirá preservar o estado dos travões, aumentando a
sua longevidade.
O sistema elétrico de
uma moto
Os motociclistas devem
certificar-se que o sistema elétrico de uma moto está em ótimas condições e,
como tal, devem verificar se as luzes estão a funcionar corretamente, como por
exemplo, os médios e as luzes dos travões. Assim, eles serão mais facilmente
identificados na estrada e não colocarão a sua segurança em perigo. Por outro
lado, os moto riders também deverão saber se a utilização de acessórios extra,
como o Bluetooth, o GPS, entre outros, vai prejudicar de alguma forma o sistema
de carregamento e distribuição de energia da moto. Tenha em consideração que a
utilização deste tipo de acessórios pode distrair os motociclistas do ato de conduzir
e na estrada qualquer distração pode ser fatal.
Andar de moto em grupo ou de uma forma individual é assim uma
experiência exclusiva e extraordinária e o conhecimento que os motociclistas
têm da sua moto e a manutenção regular das suas peças principais é determinante
para saber estar na estrada em segurança.
É só seguir de pertinho ...
Acima de tudo um bom MECANICO é tudo de bom...
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