Acidente com Paulinho do Cacique MC
Amigos e Irmãos do MC Mulheres na Estrada
Gostaria que você divulgasse que Paulo Henrique, Presidente do CACIQUE MOTO CLUBE, sofreu um acidente nesta madrugada de Domingo, na Avenida Caxangá, próximo ao Caxangá Golfe Clube (Recife-PE).
Segundo testemunha um elemento cruzou a CaxangÁ sentido a Rua General Polidoro, e pegou nosso amigo de cheio, e evadiu-se do local, porem caímos em campo e conseguimos localizar o mesmo e conduzi-lo ate a delegacia de plantão, onde estão sendo tomadas todas as providencias.
De ante mão, informo aos irmãos, que ele não corre risco de morte, porem a situação é muito delicada, (SEGUNDO OS MÉDICOS QUE ESTÃO PRESTANDO ATENDIMENTO).
Estou a disposição para qualquer informação
Moura (81)9621-4856 / 8581-9188
mmmmoura42@gmail.com
Marcos Pomba (81)8888-7311
Nos do Motoclube Mulheres na Estrada desejamos ao nosso amigo e irmão de estrada força na recuperação e estaremos todos juntos em todos os MOMENTOS de alegria e de dificuldades, Pois é essa FAMÍLIA que escolhemos pelos coração. a nossa FAMÍLIA MOTOCICLISTA. Só sendo um Motociclista para entender o significado desta palavra e saber o valor deste sentimento.
Camilla
Presidente.
CRUZAMENTO ( SEMPRE UM GRANDE PERIGO A QUALQUER HORA ) PERIGO DE TODO LADO.
( Proteção pessoal – SEGURANÇA )
O pior
Basicamente existem quatro tipos de cruzamento:
Basicamente existem quatro tipos de cruzamento:
- O cruzamento em vias de mão dupla (o pior de todos)
- O cruzamento misto, com vias de mão única x via de mão dupla
- O cruzamento de duas vias de mão única
- O cruzamento com semáforo
- O cruzamento misto, com vias de mão única x via de mão dupla
- O cruzamento de duas vias de mão única
- O cruzamento com semáforo
Cruzamento em vias de mãos duplas: Se existe uma condição extremamente exposta aos motociclistas é um cruzamento de mão dupla. Enfrentar esse cruzamento em si já é uma condição de risco extra, porque tem veículos convergindo de quatro direções: da esquerda, pela direita, por trás e pela frente.
Agora, imagine se o motociclista precisa virar à esquerda. Nessa situação o motociclista tem 25% de chance de ser atingido pelo veículo que vem de trás; 25% pelo que vem da frente; 25% de chance de ser atingido pelo carro que vem da esquerda e 25% pelo que vem da direita.
Não precisa ser um gênio da matemática para perceber que 25% x 4 = 100%!!! Em outras palavras JAMAIS se exponha a esta situação. Para entrar à esquerda é melhor seguir reto, dar toda a volta completa no quarteirão e enfrentar o cruzamento sempre de frente.
NUNCA pare no meio do cruzamento para esperar os carros passarem, porque esta é a PIOR situação que um motociclista pode se posicionar no trânsito. A moto tem uma área muito pequena e pode ficar facilmente escondida pelas colunas “A” (esquerda) e “B” (direita) dos carros. Imagine a dificuldade para o motorista de ônibus que está lá em cima! Não dá nem pra desviar da moto!
Essa situação só fica pior de uma forma: à noite! Imagine que a maioria das motos tem o farol integrado ao guidão, portanto o farol vira junto com o guidão. Nesse caso a moto se torna invisível para os veículos quem vêm em sentido contrário! E o motorista que vem de trás tem a visão ofuscada pelos carros que vêm em sentido contrário e não percebe o motociclista parado no meio do cruzamento!
Finalmente, uma dica aos motoristas: quando parar seu carro em um cruzamento de vias de mãos duplas para entrar à esquerda, nunca pare com as rodas já viradas pra esquerda. Pare sempre com as rodas apontadas para a FRENTE, porque se o carro parado levar uma batida por trás, com direção virada à esquerda, ele dará um salto pra esquerda e poderá ser atingido de frente pelo veículo que vem no sentido contrário. Que pode ser uma moto!
Já mostramos o pior de todos os cruzamentos, aquele de duas vias de mão dupla. Agora você conhecerá os outros três tipos de cruzamentos:
Em vias de mão única – Nessa situação o maior risco é representado pelo outro veículo, sobretudo se o motorista/motociclista não respeitar os tradicionais sinais de trânsito. Existe uma norma de trânsito antiga e esquecida tanto por motoristas quanto por instrutores. Quando dois veículos se encontram em um cruzamento sem nenhuma sinalização, o que está à tua direita é que tem a preferência (fig.1).
Independentemente de códigos criados pelos departamentos de trânsito, para nós motociclistas é fundamental reduzir a velocidade em todo tipo de cruzamento, com ou sem sinalizações. E repare em um dado curioso: geralmente nos cruzamentos são pintadas faixas de pedestres, com um material reflexivo feito à base de plástico. Essas faixas apresentam um coeficiente de aderência inferior ao asfalto. Ou seja, onde mais precisamos de aderência para frear é colocado um redutor de atrito! Quando se aproximar das faixas de pedestres fique na parte escura, aquela feita de asfalto mesmo!
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Cruzamento de mão dupla x mão única – Esse tipo é potencialmente perigoso pela atitude dos outros veículos. Sobretudo dos que vêm no sentido contrário ao seu. É aquela famosa cena de um carro que corta a tua frente sem menor aviso prévio! Sempre que encontrar um veículo suspeito à tua frente, mesmo que não esteja com o pisca ligado, reduza e espere a reação do motorista. Se o carro estiver com o pisca ligado reduza ainda mais e sinalize para que ele cruze. É melhor parar e esperar o veículo cruzar a tua frente do que ser surpreendido por um maluco que decide virar a 30 centímetros do teu nariz!
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Posição perigo – Desde os primórdios da minha vida motociclística aprendi a jamais me posicionar entre os carros e a calçada (fig.3). O motivo é mais do que evidente: se o carro virar à direita o motociclista não terá por onde escapar porque tem a guia (ou sarjeta, depende de onde você está lendo). Apesar de todo risco óbvio que essa posição revela, vejo diariamente motociclistas nesta situação. Hoje em dia com a popularização do telefone celular e da película escura nos vidros, os motoristas dirigem de forma displicente e têm maior dificuldade para visualizar os outros veículos, ainda mais se for uma moto pequena e espremida entre o carro e a calçada. Jamais fique nesta situação!
Reproduzimos aqui este excelente texto do instrutor de pilotagem Geraldo TITE Simões. Aproveitem!
caramba. eu faço esse trajeto da caxanga com a polidoro todos os dias. é realmetne complicado (como a maioria dos cruzamentos da cidade)
ResponderEliminarSe cuide meu lindo e querido amigo.
ResponderEliminarforte abraço
Desejo melhoras ai pro meu presidente!
ResponderEliminare também outra coisa, ontem a noite ele passou por uma cirurgia e já está bem melhor!
É o que desejamos a cada minuto.... Pois a corrente de pensamento POSITIVO é tudo de bom netinho.
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